Carregando...

Harry Potter e As Relíquias da Morte - Parte II

            Dez anos atrás, dava início nos cinemas a franquia de maior sucesso comercial de todos os tempos de Hollywood. Baseada nos romances de J.K Rowling, a série Harry Potter se tornou instantaneamente um fenômeno mundial, que só cresceu durante a década que separa 'A Pedra Filosofial' do derrateiro capítulo final da saga nas telonas: 'As Relíquias da Morte - Parte II'.
             Após entregar uma primeira parte sem graça ano passado, o primeiro e único filme ruim da franquia, o diretor David Yates concentrou seus esforços nesta segunda, dando um honroso ponto final na saga. Com poucas alterações do livro, a adaptação consegue capturar toda a emoção transmitida para os leitores sem perder o ritmo da ação. Ele acerta ao fazer um filme ágil, mas sem ser corrido como o quinto, por exemplo. Isso por que toda a história já estava montada, então nem tinha como o diretor errar muito: os melhores momentos do livro foram aproveitados e todos os atores, bem dirigidos, cumprem bem o papel.
             Lidando com um filme que a maioria já conhece de cor, Yates investe pesado nas cenas de ação e entrega cenas empolgantes e tecnicamente perfeitas, dando vida a toda a força e a magia (e destruição) de Hogwarts. Nas telas dos cinemas IMAX, as maiores do mundo, os efeitos são imprescionantes e impecáveis. Mas o fato do filme não ter sido filmado em 3D (com a tecnologia criada com 'Avatar' e já utilizada em outros, como em 'Resident Evil 4') e sim convertido após a montagem deixa a desejar, fazendo pouca diferença no resultado final. Em meio a toda essa tecnologia, os atores se destacam e a atenção de quem assiste nunca é focada nos efeitos e sim nos personagens: prova final de que a saga foi bem construída até aqui.
             'As Relíquias da Morte - Parte II' encerra com chave de ouro as aventuras do 'menino que sobreviveu', mantendo quem vê envolvido para acompanhar o passo final daqueles personagens que marcaram uma geração inteira. O mérito é dos livros, mas também de todos os atores, não só o trio principal, mas também os codjuvantes, como os que interpretam Snape, Voldemort e principalmente a Professora McGonagall. Fora os quatro diretores que a saga recebeu, principalmente Alfonso Cuarón, responsável plea mudança de tom no terceiro filme, que continua com o posto de melhor e mais importante da franquia.
              Nesses dez anos, vimos atores e personagens crescerem e uma saga amadurecer, conforme todos os jovens foram crescendo e amadurecendo também. Harry Potter pode não ser das melhores séries de filmes no quesito cinematográfico, mas com certeza é aquela que marcou todo mundo e vai permanecer para sempre em nossas memórias. E os cartazes dessa última parte não poderiam estar mais errados com a frase 'Tudo Termina': nossas boas lembranças da saga, não.


Recomendo esse texto do meu amigo Brenão, autor do blog Esprit du Temps:  http://bit.ly/oYxcmZ
Harry Potter 255257202167066800

Postar um comentário

  1. Grande crítica para um grande filme!Vai dar saudades de ver Hogwarts no cinema

    ResponderExcluir
  2. Gabs!
    Como sempre, texto muito bem escrito! Entretano discordo com algumas coisas... Harry Potter é meu livro favorito, já li cada livro umas 6 vezes e devo dizer que achei decepcionante esse último filme. Muitas partes importantes foram deixadas de lado e acrescentaram algumas coisas que eu achei desnecessárias.. Não cheguei nem perto de sentir o que senti lendo o livro com esse filme. Apesar disso, também acho que os atores realizaram um trabalho excelente, assim como o David Yates.

    ResponderExcluir
  3. Gabriel

    Boa crítica, mas discordo que o último filme da franquia tenha sido "ruim" como você disse. Na minha opinião ele é apenas prejudicado pelo aposto "Parte 1", ou seja, é um filme sem final e, por consequência, peca nesse quesito.

    Uma sugestão: que tal quebrar suas postagens no primeiro ou segundo parágrafo e incluir o link "Continue lendo"? É fácil de fazer, basta modificar as configurações do Blogger e te dá um visual mais limpo da página inicial.

    No mais parabéns!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Ligia Maria Carvalho25 de julho de 2011 às 15:35

    Gabriel!!!Dessa vez nao fui na estréia,como sempre,mas não importa. O q importa é q gostei demais.E concordo com vc, achei a Parte I bem ruinzinha(o mais fraco dos filmes), tanto que apagou-se da minha mente.Mas esta parte II compensou.Achei a estória bem dinâmica, e nem senti o tempo passar.Boa a maquiagem, mostrando os personagens mais "velhinhos"(olha quem fala, kk)no final.Confesso que senti uma certa nostalgia, pois acabou!!!Pena!Não posso comentar sobre a adaptação, pois não li o livro.Mas se tiver chance, lerei!!

    ResponderExcluir
  5. Gabriel

    linda critica,
    concordo com vc essa saga vai
    deixar saudades...
    parabéns man

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Página inicial item

Populares

Random Posts

Trailer da Semana

Pop With Popcorn

Instagram @popwithpop

Parceiros

Exemplo